Por que eu produzo Conteúdo e você deveria fazer o mesmo?

Vou compartilhar com vocês algo que tem sido um verdadeiro divisor de águas na minha carreira: a produção de conteúdo

Compartilhe:

Fala meu amigo corretor, minha amiga corretora, aqui é o Thiago de Freitas, do @supercorretordeseguros, e hoje vou compartilhar com vocês algo que tem sido um verdadeiro divisor de águas na minha carreira: a produção de conteúdo (no meu caso a criação de conteúdo para corretores de seguros).

Se você ainda não está utilizando essa poderosa ferramenta de vendas, é hora de repensar. Vamos mergulhar no porquê eu produzo conteúdo e por que você deveria fazer o mesmo para impulsionar sua marca pessoal, sua empresa e principalmente as vendas.

Vou listar as principais razões pelas quais eu sento “a bunda na cadeira” e produzo conteúdo todo santo dia para minhas redes sociais e blog.

Razão nº1: Demonstrar Expertise e Credibilidade

O ano era 2014 e as coisas não iam nada bem para mim….

Apesar de já ter uma certa relevância entre os corretores, tudo era muito regional e o meu ciclo de potenciais clientes estava esgotando, as indicações diminuíam, pois os clientes já haviam indicado quem podia.

Nesta época, o Facebook já engatinhava no Brasil e eu usava a rede para compartilhar promoções dos serviços aqui da agência, dava descontos, ou seja, panfletava.

Foi quando conheci o Marketing de Conteúdo e descobri que produzir conteúdo para corretores de seguros seria uma boa forma de mostrar meu conhecimento, sem que ele precise me contratar para comprovar isso.

1ª Chave: O conteúdo que você produz mostra para o seu potencial cliente o conhecimento e a experiência que você tem no assunto, antes mesmo dele te contratar. Isso gera credibilidade e ajuda na sua escolha.

Isso me diferenciava dos outros profissionais, afinal, a concorrência era cada vez maior e na dúvida de quem contratar, o cliente precisa de algo que o faça pesar para um lado, nesse caso, o conhecimento de causa.

Tá cheio de gente falando que o produto é bom, o melhor, que tem Xy características, mas não fala sobre a razão daquele produto ser bom, por que ele é útil para o cliente e, principalmente, mostrar que entende das principais dores que aquele cliente tem… e pode resolvê-los.

Quando você produz conteúdo relevante e valioso, mostra ao seu público que sabe do que está falando. Isso constrói automaticamente sua reputação como um especialista no setor. Ao longo dos anos, tenho visto como isso não apenas atrai novos clientes, mas também consolida a confiança daqueles que já fazem parte da minha carteira de clientes.

Razão nº2: Criando uma Presença Online Forte

Eu estou por todo lado!

Tudo começou no Facebook, pois era a rede social que tinha mais engajamento e eu podia pedir amizade das pessoas, ou seja, só precisava que eu acessasse o seu perfil e clicasse em um botão.

Criei um novo perfil do zero e configurei a rede para que todos os convidados pudessem ver o que eu fazia, assim, ao receber meu pedido de amizade, geraria algum interesse por parte deles.

Como meu foco era corretores de seguros, meu filtro era rigoroso, só aceitava e adicionava corretores de seguros e pessoas ligadas às seguradoras. Aos poucos minha lista de amigos foi ganhando corpo e os primeiros contatos sobre os serviços apareceram.

Em seguida eu fui para o Youtube, afinal, é a 2ª maior rede de pesquisa da internet, perdendo apenas para seu detentor, o Google (que inclusive mostra os resultados do Youtube lá).

No Youtube, o processo é diferente, eu preciso pensar em pessoas que vão procurar por temas relacionados ao que resolvo, logo, o conteúdo é criado para “responder perguntas frequentes” do público alvo.

Quando criei meu canal do Youtube, precisava de movimento por lá. Adivinha onde fui buscar meus primeiros seguidores? No Facebook! Fiz uma postagem os convidando pra lá, onde veriam mais conteúdo para corretores de seguros.

Por um bom tempo mantive apenas as 2 redes sociais ativas, ao ponto que criava artigos otimizados para o blog, afinal, as pessoas vão ao Google e precisam me encontrar por lá!

Em seguida vieram Linkedin, Pinterest, Periscope, Snapchat etc… (tudo que indexava ao Google, tinha meu perfil lá!)

E você deve estar pensando: – Ah, isso não serve pra mim, não tenho tempo pra criar conteúdo para todas essas redes…

Errado! O conteúdo é um só e o mais trabalhoso é  cria-lo. Agora que já criou, por que não espalhar pela internet?

Existem ferramentas que publicam automaticamente em todas as redes, simultaneamente, poupando seu tempo e esforço.

Razão nº3: Criar uma Comunidade Engajada

Ao compartilhar conteúdo consistente, criei uma comunidade de corretores de seguros interessados em aprender e crescer juntos. Essa rede engajada não apenas fortalece minha marca, mas também abre portas para colaborações e parcerias inestimáveis.

Através do conteúdo e do trabalho desenvolvido, chamei a atenção do setor e das seguradoras. Além de realizar trabalhos pontuais a diversas sucursais na região sudeste, me tornei uma das referências quando o assunto é Marketing Digital para Corretores de Seguros entre as referências do mercado.

As seguradoras começaram a me enxergar e, em nome da maior seguradora do país, fui convidado a ministrar uma série de treinamentos sobre Marketing Digital para Vender Seguros na região norte e nordeste do Brasil.

conteúdo para corretores de seguros

Sou convidado regularmente a participar de eventos do setor, programas de rádio com uma audiência qualificada, ou seja, mais criação de autoridade, mais atração de clientes e alunos.

Por que isso acontece?

Porque ao produzir conteúdo você naturalmente se destaca e isso chama atenção do mercado que te rodeia.

O que tornou mais fácil a minha penetração em Seguradoras, Associações e entidades de classe.

Ao haver uma referência, não há dúvidas, basta acessar o canal no Youtube com mais de 300 vídeos, as redes sociais ou blogs que partilho conhecimento, o conteúdo está lá.

Razão nº4: Educar o Mercado e Facilitar a Venda

A produção de conteúdo não é apenas sobre vender diretamente; é sobre educar. Ao fornecer informações úteis sobre marketing digital para seguros, planos de saúde e consórcios, estou capacitando meus clientes a tomar decisões informadas. Isso facilita o processo de vendas, pois clientes educados estão mais propensos a fechar negócios.

Na maioria das vezes eu não preciso insistir na venda, pois o conteúdo prepara o cliente e o deixa ciente que eu sei o que ele precisa e como meu material pode ajudá-lo.

 

Muitos deles entram em contato apenas para formalizar a contratação ou tirar alguma dúvida pontual sobre o treinamento em questão.

Razão nº5: Atingir Novos Clientes de Forma Orgânica (e dormindo).

Estou produzindo conteúdo? Sim!

Estou enchendo minhas redes sociais e meu blog de artigos? Sim.

Então eu já otimizo para os mecanismos de busca, assim as pessoas me encontram de acordo com sua necessidade, não importa em que horário.

Já acordei com pedidos prontos por clientes que consumiram meu conteúdo durante a noite e foram motivados a dar o próximo passo…

Quando você produz conteúdo relevante e otimizado para os motores de busca, atrai naturalmente novos clientes.

Ao incorporar estrategicamente palavras-chave relacionadas ao seu nicho, você melhora sua visibilidade online, alcançando aqueles que estão buscando exatamente os serviços que você oferece.

Conclusão: É Hora de produzir do Conteúdo!

Então, por que eu produzo conteúdo? Por que eu vendo assim, é a forma que eu encontrei das pessoas me encontrarem e se sentirem motivadas a comprar.

Eu já fiz p-a-p, já fiz panfletagem, mala direta, e-mail marketing etc…

Mas hoje, descobri que a criação  de conteúdo é a chave para construir uma presença online forte, demonstrar expertise, criar uma comunidade engajada, educar o mercado e atingir novos clientes organicamente.

E por que você deveria fazer o mesmo?

Porque, nesse mundo digital, quem não está produzindo conteúdo está perdendo oportunidades valiosas.

Cheguei até aqui com a produção consistente, e você pode fazer o mesmo.

Vamos transformar nossa abordagem de vendas e impulsionar nossas carreiras!

E, se quiser aprender mais sobre como usar a inteligência artificial para turbinar sua produção de conteúdo, clique aqui e confira meu treinamento “Marca de Autoridade com I.A“.

Estou aqui para ajudar você a alcançar o sucesso!

Compartilhe:
Rolar para cima